Arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época. Em outras áreas, o termo arquitetura se refere à estrutura geral de um sistema, sendo como um sinônimo de algo que projetado ou a forma como funciona. (Wilkipéa)
Casa Térrea
Um projeto requintado com ambientes únicos. Essas são as principais características da casa térrea. Implantada em um terreno de aproximadamente 1.500 m², a mesma possui mais de 350 m² de área construída e integrada ao jardim.
A graça dessa residência localizada no interior de São Paulo começa na fachada de madeira e elegante, uma amostra do que virá em seu interior. Isso é devido à utilização de alguns materiais predominantes no projeto, como pedra, madeira e concreto aparente.
Diferencial interno
O design de interiores possui a essência do requinte que o arquiteto projetou para a construção. Para o layout totalmente integrado entre as salas, área gourmet e cozinha foram utilizadas algumas peças de madeira, mármore e fibra. O uso desses materiais harmoniza e, ao mesmo tempo, cria uma distinção entre os ambientes. “O diferencial do projeto é o jardim de inverno e generosas esquadrias de madeira que garantem a iluminação natural e conectam a vivência à paisagem.
Mesmo com a característica de “ambientes únicos”, o layout do interior garante a privacidade da família, por isso os quartos da residência ficam setorizados em uma das laterais, separados por uma parede toda em pedra o que confere uma boa distribuição.
Detalhes
Utilizando muita madeira os tons neutros e cleans foram trabalhados para aumentar a sensação de aconchego, tanto externo quanto interno
Para o projeto de paisagismo do jardim foram usadas espécies como murta, palmeiras, tumbérgia-azul, árvores frutíferas e algumas plantas em vasos para a decoração. Em conjunto com o charme dos móveis de madeira e fibras naturais utilizados na casa, o deck de madeira e a encantadora vegetação forma um par perfeito e inteiramente integrado na área de lazer.
Hoje as casas térreas conseguem também usufruir de fachadas significativas e bastante belas. De um modo ou de outro, casas térreas têm muito a dizer sobre como os arquitetos lidam com as especificidades da terra, sua topografia, a vegetação e, em última instância, a natureza.